Escolha uma Página

O plano de parto é uma ferramenta que auxilia na comunicação entre a gestante e a equipe de saúde, independente da via e local de nascimento. É uma forma de a equipe conhecer o que a mulher deseja que aconteça ou não no trabalho de parto e no parto e uma forma desta conhecer os procedimentos e intervenções que podem acontecer em um momento tão importante de sua vida.

Existem muitos planos de parto disponíveis on-line e se por um lado é uma forma das mulheres conhecerem este instrumento, por outro acaba banalizando seu uso, uma vez que o plano de parto deve discriminar os desejos de cada mulher em sua gestação.
Só existe um jeito de montar um plano de parto exclusivo para você: pesquisando.
Apesar de não ser interessante simplesmente imprimir um modelo e colocar o seu nome, as opções disponíveis servem de ponto de partida.
Leia o que todos falam, pesquise sobre cada item e veja o que é adequado para você e o que não se encaixa no seu perfil. Você precisa saber o significado de cada procedimento escrito lá, independente se quer que seja realizado ou não.
Um plano de parto adequado contempla o tipo de parto desejado, o tempo de espera para que aconteça naturalmente, formas de alívio da dor, quem será seu acompanhante e procedimentos que podem ser realizados com você e com o recém-nascido. É importante conversar com seu médico ou obstetriz sobre o seu plano de parto e tirar todas as dúvidas que tiver.
Um modelo muito completo que serve como ótima base para montar o seu é o disponível no site do médico obstetra Bráulio Zorzella, disponível em: shorturl.at/hsRY9