Escolha uma Página

Seja para doar para um banco de leite ou para oferecer ao bebê na ausência da mãe, ordenhar o leite materno não é tão simples quanto pode parecer. É necessário seguir algumas regras para garantir a qualidade do leite e que o tempo gasto não seja desperdiçado.

Antes de começar, escolha um local sem animais domésticos, onde as janelas possam ser fechadas e você fique confortável. Seus cabelos devem estar presos e cobertos por touca ou lenço. Separe todo o material que utilizará.

Vai precisar de um frasco de vidro com tampa de plástico para armazenamento, um copo de vidro para captar o leite ordenhado manualmente ou uma bomba extratora elétrica ou manual. Este material deve seguir o protocolo de esterilização proposto pela Rede de Bancos de Leite Humano. Os frascos de vidro devem estar sem o rótulo e as tampas de plástico sem o papelão interno. O frasco, a tampa e o copo devem ser colocados em uma panela com água para ferver, assim como todos os componentes das bombas extratoras. Após o início da fervura, marque 15 minutos. Depois deste tempo, desligue o fogo, escorra a água da panela e coloque os objetos para secarem em um pano limpo, com a boca para baixo, e espere secar.

Lave suas mãos e antebraços com água e sabão e as mamas apenas com água e seque com um pano limpo. Utilize um lenço ou máscara sobre o nariz e boca. Massageie os seios, começando pela aréola (a região mais escura) em direção às costelas, em toda a mama. Para a ordenha manual, coloque o polegar em cima da aréola e o indicador embaixo e os empurre em direção ao seu corpo, apertando suavemente um dedo em direção ao outro. Despreze as primeiras gotas e colete as demais no copo ou frasco fervidos.

O leite deve ser congelado no frasco tampado, no congelador. Se não completar o frasco, o leite ordenhado da próxima vez pode ser acrescentado sobre o que está congelado. Para isso, é necessário que ele seja retirado em um copo esterilizado e depois ser acrescentado ao frasco no congelador, sempre deixando dois dedos livres até a tampa.

Este leite pode permanecer por 15 dias no congelador, a partir da data da primeira coleta, e em geladeira por até 12 horas. Para oferecer o leite, aqueça um recipiente com água sem levantar fervura. Desligue o fogo e coloque o frasco congelado dentro do recipiente até que a pedra de gelo se desfaça.