Escolha uma Página

Apesar de a recomendação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde ser aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida e continuado até dois anos ou mais, complementando os outros alimentos, cada caso é um caso e precisa ser avaliado de forma única.

Existem diferentes formas de conduzir o desmame. O chamado Desmame Abrupto ocorre quando o peito é negado ao bebê de uma vez. Ele mamou normalmente e na próxima vez que pediu, foi negado. Esse tipo de desmame não é aconselhado pois pode gerar inseguranças e ansiedade no bebê. Há também o Desmame Natural, que é quando a criança decide que não irá mais mamar. Neste post, vamos falar sobre o terceiro tipo, o Desmame Gentil, também conhecido como Parcial ou Gradual.

O desmame gentil acontece, idealmente, após 12 meses devido à capacidade de compreensão do bebê, quando a mãe decide reorganizar a rotina de amamentação, limitando o peito, mas não o retirando totalmente. Normalmente, a mãe opta por amamentar em apenas alguns momentos do dia (antes de dormir, ao acordar, após chegar da escola/creche, restringir as mamadas fora de casa ou durante a noite) e passa a atender as necessidades da criança de outras formas.

Se você quer começar o desmame, se pergunte o motivo. Algo a incomoda? Talvez as mamadas noturnas? Ou a doação que a livre demanda exige de nós mães? Perceba qual é o seu momento de estresse e comece por ele. Se a livre demanda não está mais dando certo, estipule os horários que te sirvam melhor. Não se esqueça que parar de amamentar não é a solução dos problemas. Se a criança acorda muito a noite, não fica com outras pessoas, é muito apegada à mãe, se a mãe precisa passar a noite ou algum dia fora. Esses problemas são aliviados pela amamentação devido ao fator emocional que ela representa, e não causados por ela.

É muito importante conversar com a criança – independente da idade – sobre sua decisão e como se sente com isso. Escolha um momento em que ambos estão tranquilos e calmos e seja concisa e clara. Ao mesmo tempo, não esqueça de uma coisa: TUDO BEM VOLTAR ATRAS! É preciso achar o melhor caminho para os dois e mudar a estratégia e começar novamente faz parte do aprendizado.

É fundamental ter um olhar mais atento à criança neste período. Além de alimento, o peito é aconchego, segurança, conforto, carinho. Assim, se torna necessário entender essas demandas e como supri-las sem o peito. Com o tempo, a criança também irá aprender a identificar o que está precisando e que pode ser atendida de outras maneiras.

Quando decidir por iniciar o desmame, pare e olhe o momento em que estão. A criança está entrando na escola? Está em período de retorno escolar? Se recuperando de algum problema de saúde? Você irá começar um trabalho novo? Se sua rotina estiver mudando, espere um pouco. Muitas mudanças de uma vez só farão deste momento mais desgastante que o usual.

Uma dica para facilitar o processo é determinar um local para as mamadas. Ele só vai poder mamar no sofá da sua casa ou naquela poltrona do quarto dos pais. Em muitas situações, a criança não vai querer parar o que está fazendo para ir até o local. Outra opção é estabelecer um tempo, de acordo com a capacidade de entendimento da criança. Se você acha que Faroeste Caboclo é tempo suficiente para mamar, combine que ela só poderá mamar enquanto toca a música e quando esta acabar, está na hora de sair do peito. Ou conte, na sua velocidade, até 60.

Não esqueça que isso é tão novo pra ela quanto é pra você e ambos precisam de tempo para entender e se adaptar a essa nova rotina. Com paciência e perseverança, amamentar pode ser prazeroso para ambos!