Escolha uma Página

Durante a gestação o corpo da mulher passa por uma série de alterações físicas que envolvem aumento da mobilidade geral, ganho de peso, aumento da barriga e mais um monte de outras coisas.

Como essas mudanças ocorrem em um curto período de tempo é comum o desenvolvimento de dores, sensação de peso na região da bacia (pelve), aumento da quantidade de vezes que vai ao banheiro fazer xixi e é muito comum após dar risada ou tossir perder urina.
Mas espera aí, perder xixi na gestação é comum ou é normal? Precisamos diferenciar esses dois termos. É comum acontecer esse tipo de perda, mas NÃO é normal. Se estiver acontecendo, temos um sinal de alerta que alguma coisa não está funcionando do jeito que deveria!
E o que será que acontece quando perdemos xixi durante o esforço? Para explicar como isso acontece precisamos falar sobre o assoalho pélvico ou períneo.

Esse pequeno grupo muscular tem papel fundamental durante a gestação: sustentação do peso “extra” que vai ser depositado sobre ele (útero, bebê, líquido amniótico, placenta), fechamento da uretra para não sair xixi e o relaxamento na hora do trabalho de parto.
Quando uma perda de xixi acontece (mesmo pequena, mesmo sendo só uma vez), já quer dizer que a musculatura não esta conseguindo exercer uma de suas principais funções e é aí que está o sinal de alerta. Precisamos avaliar essa musculatura, ver onde está o problema e fazer exercícios para fortalecer e deixar tudo funcionando direitinho. Sempre damos muita atenção aos músculos que são visíveis, indo à academia, fortalecendo, fazendo exercícios e a musculatura perineal que está interna, escondida, acaba ficando esquecida e fraca.

Após avaliação específica realizada por um fisioterapeuta especializado será possível identificar e traçar um plano de exercícios para cada caso, a fim de melhorar o sintoma de perda urinária e, consequentemente pode ajudar a melhorar algumas dores.
Então não esqueça: perder xixi em nenhuma fase da vida é normal! Precisamos entender o funcionamento do nosso períneo e mantê-lo saudável durante toda vida, principalmente durante a gestação que envolve tantas mudanças físicas e emocionais. Procure profissionais que podem te auxiliar nesse momento com exercícios específicos e orientações direcionadas.

Nathalia Mendes
Fisioterapeuta Especialista em Saúde da Mulher
CREFITO-4/218486-FS

Contato: (35) 99765-8179